Gerenciamento de Ativos Florestais


Com foco em resultados, gestão por processos e uso de tecnologias consagradas a IMA oferece o gerenciamento completo da cadeia florestal.

Formada com profissionais com mais de 20 anos em grandes empresas do setor florestal, a IMA está preparada para estruturar, implementar e gerenciar os projetos florestais no Brasil e no Exterior.

 

Áreas envolvidas:

  • Planejamento Florestal Estratégico, Tático e Operacional
  • Geração de Cenários e Análise de Risco
  • Análise de viabilidade econômica
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Desenvolvimento operacional
  • Geotecnologia e Cadastro
  • Mensuração florestal
  • Controles de processo e de qualidade
  • Indicadores operacionais e financeiros
  • Sistema de Informação Florestal

Suporte ao Gerenciamento de Projetos
Suporte na construção de projetos e do acompanhamento do mesmo nas áreas de atuação da IMA;
Apoio aos gestores das empresas no controle das atividades e no andamento do projeto
Agregação de conhecimento para o processo de gestão dos projetos

Experiência e Cases
Diversos projetos nas empresas Aracruz, Fibria, Suzano e Weyerhaeuser Solutions
Implantação do Sispart (Fibria) , Projeto Vega (Conpacel)

 

Planejamento Florestal Estratégico, Tático e Operacional:

Consiste na alocação ótima dos recursos florestais, logísticos florestais e financeiros por meio de uso de ferramentas de otimização, simulação e heurística. É responsável por prover direcionadores de plantio, corte e logística para as equipes operacionais.

De acordo com o nível de planejamento a função objetivo poderá ser desde a maximização do retorno do investimento à minimização de custos de produção.

O principal objetivo é apoiar os gestores florestais no gerenciamento da cadeia florestal, desde a localização e estrutura fundiária do empreendimento até a entrega da madeira nas unidades consumidoras.

A equipe da IMA conta com experiência de mais de 13 anos na área de planejamento estratégico nas empresas Aracruz Celulose e Fibria Celulose, sendo responsável tanto por projetos de expansão quanto pelo planejamento de rotina.

 

Geração de Cenários e Análise de Risco:

A elaboração de cenários consiste em uma das ferramentas mais poderosas na gestão estratégica das empresas sendo utilizada como suporte ao processo de tomada de decisão por parte do principal gestor do ativo.

A análise de risco é um sistema simples, não menos importante, na gestão estratégica. Tem como objetivo posicionar a estratégia da empresa no ambiente ao qual está inserido.

A equipe da IMA está altamente capacitada para gerar e analisar estrategicamente os empreendimentos e negócios ao qual se propõe.

 

Análise de Viabilidade Econômica:

A análise de viabilidade econômica dos projetos é realizada em todas as etapas produtivas da cadeia florestal, buscando avaliar a relação custo vs benefício da atividade.

Associada à análise de projetos a equipe da IMA utiliza também análises de sensibilidade e matriz SWOT para suportar a escolha da alternativa economicamente viável.

A IMA conta com uma equipe com larga experiência em análises de projetos industriais e florestais, podendo citar os projetos de expansão das empresas: Aracruz Celulose e Fibria Celulose.

 

Pesquisa e Desenvolvimento (Parceria):

Pesquisa, Desenvolvimento Operacional e Desenvolvimento de um Protocolo de Manejo Florestal adaptado à região do estudo garante o sucesso do estabelecimento e desenvolvimento dos povoamentos florestais.

Os programas de pesquisa e desenvolvimento devem conter: recomendações quanto aos materiais genéticos mais adaptados à região do estudo, práticas silviculturais recomendadas para as condições de solo, definição do espaçamento de acordo com o produto, níveis de adubação e fertilização, definição do sistema de colheita, definição da modalidade de transporte, padrões construtivos de estradas e localização da picagem da madeira.

A IMA conta com parceiros de renome no mercado para atuação nesta área.

 

Desenvolvimento Operacional: (Equipe própria e parceiros)

A IMA conta com equipe própria e parceiros especializados para atuação nesta área.

Serviços:

  • Desenvolvimento de processos de controle das operações, normatização, treinamento e acompanhamento;
  • Auditoria pontual e periódica do Controle de Qualidade;
  • Avaliação dos processos de qualidade operacional de empresas;
  • Tratamento e análise de Informações;
  • Tratamento das informações de qualidade operacional e inventários florestais qualitativo e quantitativo;
  • Emissão de relatório e recomendações.

Experiência e cases:

  • Gerenciamento e operação das atividades em empresas como Aracruz e VCP
  • Diagnóstico da operação florestal;

 

Geotecnologias:

Conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica. Dentre as geotecnologias estão os GIS – Sistemas de Informação Geográfica, Sensoriamento Remoto por Satélites e Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Serviços associados:

  • Elaboração de Pré-Projeto
  • Suporte a Processos de Due Diligente
  • Sensoriamento Remoto (Mapeamento de Uso e Ocupação do Solo e Delimitação de Áreas de Preservação Permanente, Detecção Remota de Pragas e Doenças em áreas Florestais e Agrícolas;
  • GIS (Sistemas de Informações Geográficas): Análises espaciais / Mapas Temáticos; Cálculo e Otimização de Rotas de Transporte de Madeira; Monitoramento dos plantios; Levantamento de Sinistros; Construção e Atualização de Base Cartográfica; Análise do Alinhamento de Plantios; Cálculo da Mortalidade de Mudas; Contagem de Árvores

A IMA conta com equipe especializada para aplicação das técnicas de geotecnologia.

 

Elaboração de Pré-Projeto:

A elaboração do Pré-Projeto Florestal, consiste na construção e manutenção de toda a base de dados necessária para o gerenciamento florestal, tais como cadastro, sistema de informações geográficas (SIG) e inventário florestal, oferencendo suporte as decisões operacionais e análises aos demais processos de gerenciamento. É considerada uma das estruturas mais importantes no início do projeto.
Destaca-se a criação das bases de dados cartográfica e de inventário, os quais são fundamentais para todo o processo de decisão.

Serviços:

  • Construção e Atualização da Base Cartográfica através de Imagens de Satélite (Delimitação dos plantios, aceiros, carreadores e estradas, vegetação nativa, rios, lagos e respresas, infraestruturas, etc….);
  • Criação do banco de dados geográfico das Parcelas de Inventário.

 

Suporte a Processos de Due Diligente:

Avaliação de Ativos Florestais no que se refere a área das propriedades e uso do solo;
Volume de madeira; Auditoria ou execução de inventário de estoque e análises dos modelos volumétricos e de crescimento utilizados; Avaliação da base cartográfica e uso do solo;

Uso de avaliações suportadas por imagens de satélite de alta definição, como Identificação e quantificação de perdas; Caracterização da qualidade dos plantios; Revisão de base cartográfica; Confrontações de informações com base de dados e registros.

 

Sensoriamento Remoto:

Sensoriamento remoto  é o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores remotos.

Geralmente estes sensores estão presentes em plataformas orbitais ou satélites, aviões tripulados (VAT) e não tripulados (VANT).

Serviços:

  • Uso de imagens de satélite de moderada e baixa resolução espacial para mapeamento do uso do solo, delimitação de áreas de preservação permanente (APP) e Reserva Legal, Detecção remota de pragas e doenças em áreas florestais e agrícolas.

 

GIS (Geographic Information System): Sistema de Informação Geográfica

É um sistema constituído por um conjunto de programas computacionais, o qual integra dados, equipamentos e pessoas com objetivo de coletar, armazenar, recuperar, manipular, visualizar e analisar dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas conhecido.

Serviços associados:

  • Análises espaciais / Mapas Temáticos;
  • Cálculo e Otimização de Rotas de Transporte de Madeira;
  • Monitoramento dos plantios;
  • Levantamento de Sinistros;
  • Construção e Atualização de Base Cartográfica;
  • Análise do Alinhamento de Plantios;
  • Cálculo da Mortalidade de Mudas;
  • Contagem de Árvores

 

Mensuração Florestal:

Tem por objetivo aplicar e avaliar métodos de amostragem que geram resultados precisos quanto estimativa de volume de madeira presente e futura.

A partir de aplicação de técnicas geoprocessamento e agrupamento de povoamentos florestais é possível reduzir os custos de medição sem perder precisão da informação. Um dos caminhos possíveis é o uso de um método estatístico que explore adequadamente as relações entre as unidades amostrais. O conhecimento da estrutura de continuidade espacial das características dendrométricas é de fundamental importância, pois proporciona resultados estáveis e seguros que poderão ser usados no manejo e no planejamento florestal

Inventários Florestais:
A medição da floresta em intervalos periódicos possibilita o mapeamento dos locais de maiores e menores taxas de incremento, contribuindo ainda mais para o suporte as decisões de manejos. O mapeamento de precisão aliado aos históricos de manejo, permitem desenvolver relações de causa e efeito, permitindo que os gestores florestais apliquem a solução mais adequada para cada local e manejo.

Geoestatística:
Consiste na identificação da continuidade espacial podendo ser aplicada na mensuração florestal para de características dendrométricas, tais como altura, área basal e volume

É uma ferramenta muito utilizada para análises de manejo, de ocorrências florestais, incêndios, pragas e doenças, dentre outras possibilidades.

Na IMA o procedimento de espacialização das parcelas amostrais resulta no mapeamento do comportamento da variável analisada, possibilitando aos nossos clientes tomar medidas de manejo de precisão, ao invés de prescrições de valores médios para toda a floresta ou talhões.

A IMA possui experiência gerencial e operacional na condução das atividades de mensuração florestal.

Serviços:

  • Inventário florestal qualitativo,
  • Inventário florestal contínuo,
  • Inventário florestal pré-corte,
  • Inventário de estoques,
  • Geoestatística aplicada a inventários florestais,
  • Modelagem do crescimento

Experiência e Cases:

  • Implantação, gerenciamento e análise em empresas como Aracruz e VCP
  • Realização em empresas como Brasilwood, Corus e Fibria

 

Desenvolvimento e ou Melhorias de Processos:

Diagnóstico e Implantação de Melhorias em processos:

  • Planejamento Florestal
  • Inventário Florestal
  • Cartografia e GIS
  • Programação, Orçamento, Ordem de Serviços, Controles e Fechamento Mensal
  • Processos de gestão

Experiência e cases

  • Gerenciamento e operação das atividades em empresas como Aracruz e VCP
  • Projetos na BSC, Conpacel e Brasilwood.

 

Manejo de Plantios Florestais para multiproduto:

Desenvolvimento de projetos

  • Acompanhamento e recomendações
  • Inventário Florestal e Modelagem
  • Auditoria de projetos
  • Análise de Riscos

Experiência e cases

  • Desenvolvimento do projeto e implantação do manejo para a Aracruz Produtos de Madeira – APM – Lyptus
  • Projeto florestal da BRW

 

Sistema de Informação Florestal: (Parceria)

O gerenciamento eficiente do ativo florestal conta com a implementação de um sistema de informações florestais, independente da escala de produção da base florestal.

Os benefícios vão desde à organização dos dados, qualidade da informação, integridade dos dados, segurança de acesso, rastreabilidade, integração com os demais sistemas da empresa até a geração de relatórios. Esses sistemas permitem aos gestores uma tomada de decisão ágil e precisa.

A modalidade de uso do sistema varia em função do tamanho do empreendimento, podendo ser desde a aquisição do sistema como prestação de serviço (SaaS).

A IMA conta com uma equipe qualificada para avaliar a necessidade de uso, auxiliar a implementação do sistema e prover treinamento para seus clientes.

Serviços:

  • Análise dos processos de gestão dos Clientes e avaliação da aderência para implantação de ferramentas de gestão;
  • Implantação do sistema SaaS na modalidade de serviços;
  • Desenvolvimento de processos associados a implantação do sistema;
  • Auditoria de uso e aplicação do sistema;
  • Desenvolvimento de recursos para a operação do sistema.

Experiência e Cases:

  • Implantação do Sistema de Gestão Florestal na Aracruz e VCP;
  • Implantação do Sistema na Brasilwood, Plantar, Anglo America, Florestal Brasil, Florestal Iguaçu, StoraEnso (Uruguai) e TTG.